8 de outubro de 2008

Courtesy of the red, white and blue

Se tem uma coisa que americano saber fazer é ganhar dinheiro! Usam de forma competente e brilhante tragédias, acontecimentos e fatos históricos para lucrar. No cinema, no teatro, na TV , na música ou em qualquer lugar. Algumas vezes, inclusive, invertendo fatos históricos em prol da "terra da liberdade". E isso não é uma crítica, e sim uma constatação de um administrador invejoso desse poder de marketing.

Ontem estava assistindo a um filme chamado "Stop-Loss" contando a história de soldados durante a atual guerra do Iraque e seus traumas pós guerra. Bom filme, recomendo. Mas como aqui falamos de música, o que acontece é que durante a primeira cena do filme soldados cantam em um violão uma música em que a melodia me chamou a atenção.

A música chama-se "Courtesy of the red, white and blue (Angry American)" (diz quase tudo) de um cantor country, de voz poderosa e jeito de segurança de boate, chamado Toby Keith. E a letra fala de tudo isso (clica aqui pra ver a letra), guerra, bandeira, soldados ,ataques terroristas, enfim... tem que respeitar o fato de o americano saber lucrar com tudo isso e nos momentos de drama e tragédia, colocar a imagem da bandeira tremulando - repare isso em qualquer filme americano - usando-a a seu favor.

E fora esse clima todo de patriotismo, a música é muito boa... é pop country (se é que isso existe) e o clipe descreve tudo isso que escrevi acima. Confere aí embaixo.

2 comentários:

Pedro Junior disse...

Cara achei bem diferente, bom senão existe esse pop cauntry vc acaba de inventar.. rss
Achei meio isso tmbm

T+
Abraços

Alessandro Rodrigues disse...

Eles têm o seu mérito... mérito de transformar qualquer realidade em sonho, ou melhor utopia. Viva o patriotismo!