9 de setembro de 2008

Vocais femininos em alta no rock nacional.

Mantendo a linha rock brazuca de qualidade, faço um capítulo a parte sobre as novas mulheres do rock nacional. Nunca fui muito fã de bandas com vocalista feminino, gosto, com ressalvas, de Garbage, Pretenders, Blondie, já ouvi No Doubt, The Corrs, Courtney Love entre outras coisas, mas além de Mutantes e Secos e Molhados (sim... Ney Matogrosso é uma mulher no vocal) pouca coisa ouvia do rock produzido no Brasil cantado por mulheres.

De um tempo pra cá algumas coisas me chamaram a atenção, a começar pela Pitty, que também já foi um capítulo a parte do meu antigo blog, a baiana faz rock pra valer, curte rock, vive rock e os shows dela são de rock n roll.... o que já é um grande mérito, apesar de achar que a qualidade das músicas vem piorando com o passar do tempo. De qualquer forma. Ponto pra ela.

Outras coisas como Luxúria, que me chamou a atenção pela música "Ódio" e Leela, que até ouvi no início, mas que agora dói de ouvir, fizeram parte de algumas coleções musicais minhas. Mas o que não sai de lá é uma banda de uma espécie de pop rock jovem guarda indie alternativo chamada Ludov, que tem a gracinha da paulista Vanessa Krongold nos vocais. Ludov chama a atenção pelo rock descompromissado e pelas melodias suaves e diretas. O primeiro sucesso "Princesa" ganhou Prêmio no VMB de 2004 e depois disso a banda lançou dois álbuns de estúdio, emplacando mais sucessos como "Da Primeira Vez" e "Dois a Rodar". Recentemente lançou o álbum "Disco Paralelo", com uma pegada mais MPB do que os dois anteriores, onde destaca-se a música "Urbana".

Mas o que eu gosto de verdade na banda é o vocal, ela canta como se estivesse falando, uma voz simples e suave, quase angelical, um sussurro sem agudos baianos ou graves americanizados. Recomendo de verdade como uma das favoritas bandas do novo cenário. Pra saber do que eu to falando, dê uma chance e veja o belo e bem dirigido clipe da música "Kriptonita" abaixo e acessa o site da banda pra maiores informações.

9 comentários:

Leonardo disse...

Interessante o post....
Adoro Pretenders e blondie...
Garbage é bem legal...
Pitty é bom....
No doubt e corrs não gosto...

Abraços!

P.S : Também tenho um blog de música...www.leojukeblog.blogspot.com

Anônimo disse...

Gostei muito da banda, eu curto rock e gosto dos vocais femininos, Curti mais oLudov, do que a Pitty, acho ela mais despretensiosa! Muito bom o blog!! Abraço

http://repostasnuncaperguntadas.blogspot.com/

Jonatas Fróes disse...

O que mais tem hoje é banda com vocal feminino. Se reparar bem, a maioria das novidades são com vocal feminino. E aqui no Brasil ainda temos a banda Motores que é ótima, Marta V, Lipstick, Touching Lips, Bikini Kill, Devotchas... E por ai vai. Curto bastante essas tranqueiras xD

[]'s

Musikaholic

Anônimo disse...

Não esqueça do Hellcats! Hellcats vem aí!!! Vocal feminino na veia!

Anônimo disse...

sem esquecer tbm CMTN e Killi |o|

Artemus Lain disse...

Um mt legal, pena q luxuria acabou, tb tenhu um blog, http://strongpunkrock.blogspot.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Banda Manu Littiery vocal feminimo....rock e demais...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.